O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, a maior alta em mais de 20 anos. Esse avanço puxou a alta de 1% da economia no primeiro trimestre.
O clima ruim que devastou hectares em 2016 já não é mais problema na agropecuária. No ano passado, esse setor decresceu 6,6% a maior retração dos três setores do PIB, prejudicado pela colheita fraca de cana-de-açúcar, milho e soja. Essas culturas juntas somam 60% da produção agrícola do país.
Recém-saída da crise, a agropecuária é a agora a principal atividade da expansão da economia, graças a grande colheita das principais culturas.Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra agrícola deve crescer 26,2% este ano, para 233,1 milhões de toneladas. E quase metade dessa expansão é soja.
A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) estima 8,5% de alta no PIB para 2017. A consultoria MB associados calcula um avanço 8% em 2017.
“A safra excepcional deve gerar retorno para o resto do ano”, diz o analista de agropecuária da consultoria MB Associados, César de Castro Alves.

/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2017/05/05/safra.jpg)
Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/safra-recorde-de-graos-reanima-a-economia-e-salva-o-pib-do-1-trimestre.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário