sexta-feira, 31 de março de 2017

Direita, esquerda e 3°via

Quando se fala em ideologia da politica da direita e da esquerda para a população brasileira, muitos não sabem o que é, mas sabem que isso existe. Não se preocupam em saber o que é para defender o lado da direita ou da esquerda, mas mesmo assim costumam escolher aleatoriamente um dos lados nas eleições.
Mas qual é a definição da direita e da esquerda?
A definição atual não é a mesma de antigamente. Por volta dos séculos 18 e 19, no tempo de reis e rainhas, as pessoas se voltaram contra o governo de reis, e com isso o povo queria mais liberdade, gerando manifestações. Eles tinham ideias como: todos somos iguais perante a lei. Esse grupo ficou conhecido como os liberais, eles eram a primeira esquerda.
Já o povo da direita, os aliados do rei, queriam deixar tudo como estava, porque para eles as coisas eram daquele jeito, foi assim que tudo sempre funcionou. Eles entendiam que qualquer mudança levaria a sociedade ao caos: estes ficaram conhecidos como os conservadores.
Com o tempo, o movimento liberal foi conquistando mais voz, os reis foram desaparecendo, tirando os conservadores do poder na sociedade, até que com as atuais revoluções políticas e a entrada de novos sistemas, essas duas divisões foram ganhando formas diferentes, a direita atual continua se mostrando mais conservadora, demonstrando ter forte influência religiosa, enquanto a esquerda atual é muito mais "revolucionaria", colocando em xeque questões-tabu na sociedade como aborto, homossexualidade e outros.



No Brasil, os termos direita e esquerda se mostram muito fracos, pois há uma grande diversidade de partidos, diferente de muitos outros países tende a existir apenas dois. Há uma grande subdivisão na direita e também na esquerda presentes no Brasil, e por esse motivo que os termos são quase ou muito pouco usados fora do contexto de caracterização de conservadores e liberais.
A 3° via é normalmente é encarada como uma corrente que apresenta uma conciliação entre capitalismo de livre mercado e socialismo democrático. Entretanto, alguns defensores da terceira via a veem como algo além do capitalismo e do socialismo - tal afirmação deriva da concepção alternativa de terceira via como "centrismo radical". No entanto, com o passar dos anos, essa vertente ideológica apresentou condutas que a aproximaram muito mais das ideias de direita do que das ideias de esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário