sexta-feira, 28 de abril de 2017

A tecnologia na saúde



Hoje em dia a tecnologia está tão avançada na área médica em que nesse ano de 2017, terá a primeira transfusão de cabeça, em que o russo Valery Spiridonov será o primeiro candidato a ter a cabeça transplantada para outro corpo. O motivo pelo qual o russo quer participar de uma cirurgia tão complexa e perigosa é que ele sofre de uma atrofia muscular espinhal chamada síndrome de Werdnig-Hoffmann, que o impede o movimento de quase todos os membros.
E quem fará a cirurgia será o neurocirurgião italiano Sergio Canavero, em que é duramente criticado pelos colegas de profissão pelo fato de desenvolver uma técnica que permitiria unir a cabeça do paciente a outro corpo saudável, doado por um indivíduo que teve morte cerebral. No início de setembro de 2016 o neurocirurgião anunciou que o procedimento será realizado no fim de 2017, mas como existem leis que não permitem que a cirurgia seja feita em qualquer país, a China tomará a iniciativa e está disposta a se arriscar para obter uma vitória no meio científico. Então, a cirurgia será na Universidade Médica de Harbin, na China.
Nos últimos meses o neurocirurgião que realizará a cirurgia ganhou a parceria do médico chinês Ren Xiaoping que realizou experimentos com ratos que provariam a eficácia da técnica desenvolvida pelo colega italiano.
Aplicação de novas tecnologias no ramo é um dos grandes desafios dos sistemas de saúde. Se por um lado é desejável ampliação da eficácia na área, por outro, esse é um dos fatores mais caros quando é aplicado.
A telemedicina, por exemplo, tem permitido que o conhecimento de hospitais de ponta chegue a unidades públicas distantes. Os robôs possibilitam que cirurgias sejam feitas por meio de pequenos cortes, com menos sangramento e recuperação mais rápida.
Estudos afirmam que um terço dos gastos na saúde é devido ao gasto com a aplicação de novas tecnologias, presentes nas áreas médicas, de prevenção e de diagnóstico a tratamento, diminuindo a chance de erros e possibilitando uma melhor tratamento para determinada doença.

terça-feira, 18 de abril de 2017

JAIR BOLSONARO: PROJETOS E IDEIAS

De acordo com o site "Fatos desconhecidos", foi publicada uma matéria que dizia que ultimamente, as declarações do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) vêm tomando grande repercussão nas redes sociais. Jair Bolsonaro exerce seu sétimo mandato na Câmara, ele foi um dos candidatos mais votados em enquetes durante esse ano.
Ganhou notoriedade nacional após dar declarações sobre questões polêmicas, como homofobia, preconceito racial, sexismo, cotas raciais e defesa da tortura e do regime militar no Brasil, sendo classificado como representante da extrema-direita brasileira. Logo abaixo são aprensentados 3 dos projetos de lei do polêmico Jair Bolsonaro:
1. PL-367/2011: Suspende o direito de dirigir do infrator que atingir 40 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, durante o período de 12 meses.
2. PL-5490/2014: Inclui parágrafo no art. 59 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal) para aplicação de pena no caso em que o crime cometido com concursos de pessoas tenha participação de menor.
3.PL-106/2007: Inclui como crime hediondo (ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, sórdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padrões da moral vigente) o roubo de veículos automotores.
Quando esteve presente em Cuiabá, o deputado federal disse ser contra a vitimização de negros, gays e índios e cotas para afrodescentes. Segundo ele, o país é de miscigenação e, por isso, não deve haver privilégios para determinadas pessoas.
Jair Bolsonaro diz: "Não sou contra negros. A minha briga é contra cotas. Somos um povo miscigenado, somos iguais e não podemos criar privilégios", defendeu a integração dos índios aos 'brancos'.
"Temos uma área maior que a região Sudeste demarcada para índios, e os índios devem ser integrados a nós. Criamos em 1985, no final do governo [José] Sarney, o projeto Calha Norte para vivificar o Norte do nosso país e agora está demarcada como terra indígena. Estamos perdendo toda a região Norte por pessoas que não querem se inteirar do risco que estamos tendo de ter presidentes índios com borduna nas mãos", declarou o deputado.
Com projetos e ideias diferenciados de quaisquer deputados do Brasil, Jair Bolsonaro vem assumindo o controle em todas as enquetes para futuro presidente no ano de 2018. Assim sendo, suas propostas para o Brasil são inovadoras, com isso, vêm ganhando o apoio de grande parte do país.

Resultado de imagem para bolsonaro

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/11/em-cuiaba-bolsonaro-se-diz-contra-terra-para-indios-e-cota-para-negros.html
http://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-9-projetos-de-lei-de-jair-bolsonaro/

Alunos: Mikhael Garcia, Luciano Matos, Matheus Camilotti

Fascismo e Nazismo

O fascismo se mostra como uma conduta política extremamente autoritária podendo exercer seu poder através da força e da violência, tem como ideia o nacionalismo, a militarização dos conflitos e uma grande preocupação pela decadência de uma nação.   Essa ideologia tende a usar um inimigo interno/externo onde se tem visão de que a derrota do mesmo ira assegurar o poder da nação, o pensamento fascista costuma surgir em períodos de crise (econômica,social e política).
O poder no fascismo é caracterizado por um estado forte, com a presença de um único partido, com ordens sendo dadas por forma hierarquia, um grande exemplo de governo fascista foi o que ocorreu na Itália durante os período de 1922 até 1945.
Já o nazismo surgiu a partir de uma Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, um país desolado por uma crise econômica, e por problemas que a guerra deixou. Nesse contexto grandes grupos de trabalhadores estavam desempregados e descontentes, assim formaram o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que foi a base inicial do nazismo. O partido colocava a culpa da crise em todos os judeus, liberalistas e comunistas que estavam em território alemão e que "roubavam" todas as oportunidades dos puros tidos como raça ariana, o nazismo tinha como líder Adolf Hitler. Adolf tinha ideias que o estado tinha culpa na crise que a Alemanha passava e, dessa forma, se abriu brecha para a chegada de Hitler ao poder.
A nazismo entrou como sistema regente da Alemanha logo após a morte do presidente alemão Hinderburg, que teve o cargo assumido por Hitler o mesmo que se auto declarou Führer(líder em alemão) e instaurou o Terceiro Reich
 Entre as principais características do regime nazista está o anti-parlamentarismo, o pangermanismo (um ideal que pretendia unificar todos os povos germânicos localizados na Europa Central), o racismo (preconceito e repulsa por diferentes raças étnicas) e o totalitarismo, no entanto, o objetivo principal do Partido Nazi era construir uma grande nação consolidada sob uma "única e verdadeira raça", a raça que, segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa e superior intelectual e fisicamente a todas as outras: a raça ariana.
A tática adotada pelo nazismo para cumprir com todos os seus objetivos foi chamada de "Solução Final" ou "Solução Final para a Questão Judia", ou seja, eliminar todos os povos judeus que ocupavam territórios alemães. 
Com o fim da segunda guerra se pôs fim na Alemanha nazista e fim no partido nazista, é possível se encontrar movimentos neonazistas que buscam resgatar e restauras os conceitos nazistas, mas esses grupos são em grande parte um certa minoria, No Brasil os grupos neonazistas surgiram principalmente na região de São Paulo durante os anos 80 com a subida do estilo "Punk".
 
 Partido nazista
 Líder fascista em seu discurso
 Suástica principal símbolo alemão
multidão de apoio ao fascismo

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Farm Show


Dimorvan Alencar Brescancim, diretor geral do IFMT-Campus Primavera do Leste; Pedro Taques, governador de MT; e Getúlio Viana, prefeito de Primavera do Leste.

O IFMT-Campus Primavera do Leste contou com um stand mostrando todas as tecnologias que estão disponíveis no campus, também foi exposto um protótipo de trator feito de Arduíno feito pelo grupo de robótica.
A farm show contou com aproximadamente 30 mil pessoas segundo os organizadores do evento, na quinta feira(30) contou com a presença ilustre do deputado federal Jair Messias Bolsonaro, ele relatou que é a 2ª vez que comparece a uma feira de agronegócio no estado. “Já estive em Campo Novo do Parecis. Tenho 62 anos de idade, já plantei arroz, meu pai já foi administrador de fazenda também. Tenho um conhecimento superficial e reconheço o trabalho dos agricultores. A Farm Show é o local para divulgar e fazer uma propaganda também, e isso interage da melhor maneira, como uma forma de buscar produtividade e o agronegócio realmente vencer e superar os obstáculos. O que eu vejo é que grande parte dos obstáculos poderia ser solucionado e melhorado por parte do próprio produtor” relatou o deputado. Durante o evento ele deu uma palestra que contou com um grande numero de pessoas.
A farm show 2017 ajudou a instituição de combate ao câncer com a venda de produtos da feira e uma parte do lucro foi destinado ao Centro de Apoio no Combate ao Câncer (Cacc) que atende 1,5 mil pessoas na região.


domingo, 2 de abril de 2017

Padrões da Adolescência.

A adolescência é uma fase de decisões e mudanças que poderão influenciar no futuro, várias características pessoais como crenças, identidade e profissão que serão exercidas. Além de acontecerem várias mudanças, tanto físicas como psicológicas.  Para Nasio (2011) “a adolescência é uma passagem obrigatória, passagem delicada, atormentada mas igualmente criativa, que vai do fim da infância ao limiar da maturidade”.
A família, amigos e a sociedade também começam a tratar os adolescentes de forma diferenciada. São momentos de cobranças e confronto de ideias. A busca de sua individualidade, normalmente, passa pela identificação com pessoas ou grupos. Esse processo temporário se dá na procura por uma identidade própria e diferente de seus pais. É uma fase de conflitos e angustias no desejo de ter ouvidas suas convicções e opiniões e, muitas vezes, estas podem ser confrontadas com a de seus familiares e da sociedade.
Podemos dizer que cada jovem tem uma maneira diferente de ser educado, sendo assim, cada um terá um modo diferente de pensar, de se expressar e se relacionar em público. Então, qualquer acusação contraditória a esse modo de agir pode, sim, ser considerada uma crítica ao próximo.
 Vejamos bem, vivemos em uma sociedade na qual o jovem que não segue os rótulos impostos  por ela pode ser excluído da convivência em seus grupos. A aceitação pelos próprios pares também fica complicada quando o jovem não segue os padrões sociais e de consumo. Há uma necessidade de ter certo “padrão” para ser aceito nos grupos.
Mas aos poucos o adolescente vai encontrando seus caminhos seja simplesmente assumindo os valores e expectativas de seus pais outros em oposição a eles.
Seja como for, apesar de ser uma fase “maravilhosamente assustadora”, será muito importante para a construção de nossa identidade adulta que, diferente do que pensamos na adolescência, segue sempre se transformado.

Texto feito pelos alunos : Amanda Roza, Yuri e Jean Alexandre com a ajuda da psicóloga Dilce Cervieri