domingo, 2 de abril de 2017

Padrões da Adolescência.

A adolescência é uma fase de decisões e mudanças que poderão influenciar no futuro, várias características pessoais como crenças, identidade e profissão que serão exercidas. Além de acontecerem várias mudanças, tanto físicas como psicológicas.  Para Nasio (2011) “a adolescência é uma passagem obrigatória, passagem delicada, atormentada mas igualmente criativa, que vai do fim da infância ao limiar da maturidade”.
A família, amigos e a sociedade também começam a tratar os adolescentes de forma diferenciada. São momentos de cobranças e confronto de ideias. A busca de sua individualidade, normalmente, passa pela identificação com pessoas ou grupos. Esse processo temporário se dá na procura por uma identidade própria e diferente de seus pais. É uma fase de conflitos e angustias no desejo de ter ouvidas suas convicções e opiniões e, muitas vezes, estas podem ser confrontadas com a de seus familiares e da sociedade.
Podemos dizer que cada jovem tem uma maneira diferente de ser educado, sendo assim, cada um terá um modo diferente de pensar, de se expressar e se relacionar em público. Então, qualquer acusação contraditória a esse modo de agir pode, sim, ser considerada uma crítica ao próximo.
 Vejamos bem, vivemos em uma sociedade na qual o jovem que não segue os rótulos impostos  por ela pode ser excluído da convivência em seus grupos. A aceitação pelos próprios pares também fica complicada quando o jovem não segue os padrões sociais e de consumo. Há uma necessidade de ter certo “padrão” para ser aceito nos grupos.
Mas aos poucos o adolescente vai encontrando seus caminhos seja simplesmente assumindo os valores e expectativas de seus pais outros em oposição a eles.
Seja como for, apesar de ser uma fase “maravilhosamente assustadora”, será muito importante para a construção de nossa identidade adulta que, diferente do que pensamos na adolescência, segue sempre se transformado.

Texto feito pelos alunos : Amanda Roza, Yuri e Jean Alexandre com a ajuda da psicóloga Dilce Cervieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário