terça-feira, 18 de abril de 2017

Fascismo e Nazismo

O fascismo se mostra como uma conduta política extremamente autoritária podendo exercer seu poder através da força e da violência, tem como ideia o nacionalismo, a militarização dos conflitos e uma grande preocupação pela decadência de uma nação.   Essa ideologia tende a usar um inimigo interno/externo onde se tem visão de que a derrota do mesmo ira assegurar o poder da nação, o pensamento fascista costuma surgir em períodos de crise (econômica,social e política).
O poder no fascismo é caracterizado por um estado forte, com a presença de um único partido, com ordens sendo dadas por forma hierarquia, um grande exemplo de governo fascista foi o que ocorreu na Itália durante os período de 1922 até 1945.
Já o nazismo surgiu a partir de uma Alemanha pós Primeira Guerra Mundial, um país desolado por uma crise econômica, e por problemas que a guerra deixou. Nesse contexto grandes grupos de trabalhadores estavam desempregados e descontentes, assim formaram o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que foi a base inicial do nazismo. O partido colocava a culpa da crise em todos os judeus, liberalistas e comunistas que estavam em território alemão e que "roubavam" todas as oportunidades dos puros tidos como raça ariana, o nazismo tinha como líder Adolf Hitler. Adolf tinha ideias que o estado tinha culpa na crise que a Alemanha passava e, dessa forma, se abriu brecha para a chegada de Hitler ao poder.
A nazismo entrou como sistema regente da Alemanha logo após a morte do presidente alemão Hinderburg, que teve o cargo assumido por Hitler o mesmo que se auto declarou Führer(líder em alemão) e instaurou o Terceiro Reich
 Entre as principais características do regime nazista está o anti-parlamentarismo, o pangermanismo (um ideal que pretendia unificar todos os povos germânicos localizados na Europa Central), o racismo (preconceito e repulsa por diferentes raças étnicas) e o totalitarismo, no entanto, o objetivo principal do Partido Nazi era construir uma grande nação consolidada sob uma "única e verdadeira raça", a raça que, segundo os nazistas, era considerada a mais pura da Europa e superior intelectual e fisicamente a todas as outras: a raça ariana.
A tática adotada pelo nazismo para cumprir com todos os seus objetivos foi chamada de "Solução Final" ou "Solução Final para a Questão Judia", ou seja, eliminar todos os povos judeus que ocupavam territórios alemães. 
Com o fim da segunda guerra se pôs fim na Alemanha nazista e fim no partido nazista, é possível se encontrar movimentos neonazistas que buscam resgatar e restauras os conceitos nazistas, mas esses grupos são em grande parte um certa minoria, No Brasil os grupos neonazistas surgiram principalmente na região de São Paulo durante os anos 80 com a subida do estilo "Punk".
 
 Partido nazista
 Líder fascista em seu discurso
 Suástica principal símbolo alemão
multidão de apoio ao fascismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário