sexta-feira, 19 de maio de 2017

Computador quântico a nova era

A China é um dos países mais desenvolvidos tecnologicamente, e recentemente desenvolveu o computador quântico mais potente do mundo, computação quântica nada mais é do que a aplicação das teorias e propriedades da mecânica quântica ao computador, que deixa para trás vários servidores convencionais dos dias de hoje. 
Computadores quânticos já existem há algum tempo, mas não como como os pesquisadores da universidade de ciências e tecnologia da china pretendem desenvolver, os cientistas afirmam que a nova abordagem para a computação quântica pode ser 24 mil vezes mais potente.  
A diferença está na nova arquitetura proposta pelos pesquisadores, enquanto outras empresas apresentam uma solução de um único fóton, os chineses conseguiram aplicar 5 fóton, os fótons são mini partículas elementares presentes na luz. Como a arquitetura é maleável ainda é possível aplicar mais fótons aumentando ainda mais o poder de processamento. Os computadores quânticos que contem fótons podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo, ou ainda prótons, nêutrons e outras partículas atômicas e subatômicas que admitem mais de um estado simultaneamente. 
Mas o caminho para a produção ainda é longo, como ainda é um protótipo então sua usabilidade é limitada à apenas algumas funções específicas.  De qualquer forma, os investimentos em computação quântica devem começar a avançar rapidamente a partir de agora, porque os chips convencionais estão se aproximando de seus limites físicos. Manter custos baixos e melhorar velocidades tem sido um desafio difícil de superar no mundo dos PCs e servidores. 
Toda esta velocidade e poder tem muitos riscos  como um dos principais mecanismos de proteção e segurança de dados: a criptografia. Dependendo do algoritmo de criptografia utilizado para a proteção de algum dado, o melhor computador existente atualmente levaria milhares de anos para quebrar a chave e decodificar os dados. 
Para um computador quântico realizar esta tarefa, alguns segundos seriam mais do que suficientes para que o código fosse quebrado e os dados revelados. A única maneira de contornar este problema seria a criação da criptografia quântica. 
Para construir um computador quântico deve-se modificar os componentes de maneira q eles se tornem quânticos; Como o bit, da computação convencional, ganhou uma versão quântica, denominado qubit. A diferença dos bit e qubit é a respeito dos valores que podem armazenar, o bit só pode ter os valores 1 ou 0, já os qubit pode conter os valores 1,0 ou 1 e 0 ou mesmo tempo. 

  
https://olhardigital.uol.com.br/noticia/china-desenvolve-computador-quantico-mais-potente-do-mundo/68073

Nenhum comentário:

Postar um comentário