sexta-feira, 19 de maio de 2017

DITADURA MILITAR


Ditadura pode ser caracterizado como um regime autoritário onde os poderes legislativo, judiciário e executivo se veem na mão de uma única pessoa ou seja um líder absoluto, que exerce um poder de forma absoluta sobre o povo. O termo ditadura se mostra oposto a democracia onde o democrático-liberal e deixado de lado e a legitimidade passa a deixar de existir, as ditaduras modernas são em grande parte um movimento totalitário onde ocorre uma supressão dos direitos individuais e o fim da divisão de poderes. Normalmente um regime autoritário se dá pela força e a supressão da individualidade se dá por decreto e muitas vezes pelo uso da violência. 

                             

No Brasil ocorreu duas ditaduras uma se caracterizou como era vargas onde o país foi governado por Getúlio Vargas durante 15 anos ininterruptos, e a outra foi a conhecida ditadura militar onde o Brasil se viu governado por um grupo de militares durante um período de tempo.Irei descrever maias afundo sobre as duas começando pela era vargas.


                        


A era Vargas se deu inicio logo após a revolução de 30 ocorrida no Brasil. Getúlio Vargas chegou ao poder através do governo provisório, que foi uma forma de governo com o objetivo de ajustar a politica nacional, depois disso houve ainda uma segunda fase de governo do Getúlio Vargas chamada de governo constitucional até então chegar na ditadura em questão, ditadura no qual foi chamada de "Estado Novo".

O estado novo foi imposto no pais sobre o pretexto de um plano de tomada do poder pelos comunistas, Vargas fechou o congresso nacional e impôs uma nova constituição no qual foi apelida de de "polaca" devido a suas fortes influencia na constituição polonesa no qual passava por um regime fascista.Foi um golpe auxiliado pelo militares e com grande apoio do povo, devido a sua forte propaganda anti-comunista que desde 1935 já havia sendo feita, vargas já estava preparando a classe média par ama futura centralização politica. A partir de 1937 a censura começou a mostrar sua face em meios de comunicação, e uma grande repressão nas atividades politicas no pais prendendo seus inimigos políticos e os perseguindo, adotou uma politica econômica nacionalizante e continuou com seus projetos trabalhistas criando o CLT(Consolidadão das leis do trabalho), publicou o Código Penal e o Código de Processo Penal, todos em vigor atualmente. Getúlio Vargas foi responsável também pelas concepções da Carteira de Trabalho, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, e pelo descanso semanal remunerado.

A derrota das nações nazi fascistas foi a brecha que surgiu para o crescimento da oposição ao governo de Vargas. Assim, a batalha pela democratização do país ganhou força. O governo foi obrigado a indultar os presos políticos, além de constituir eleições gerais, que foram vencidas pelo candidato oficial, isto é, apoiado pelo governo, o general Eurico Gaspar Dutra. Chegava ao fim a Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.

A ditadura militar no brasil ocorreu durante os anos de 1964 até 1985, teve como inicio o golpe de 64, esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart.Imediatamente após a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública, além de determinar eleições indiretas para a presidência da República.

A ditadura militar brasileira passou pela mão de muitos governantes, e como objetivo dos militares conseguiram fazer um feito caracterizado como milagre econômico onde foi possível manter um PIB alto e obter um controle da inflação por um período de tempo, foi possível gerar vários empregos no territórios brasileiro e algumas obras, consideradas faraônicas, foram executadas, como a Rodovia Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói.
Nos últimos anos do governo militar, o Brasil apresenta vários problemas. A inflação é alta e a recessão também.Em 1984, políticos de oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participam do movimento das Diretas Já. O movimento era favorável à aprovação da Emenda Dante de Oliveira que garantiria eleições diretas para presidente naquele ano. Para a decepção do povo, a emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados. No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolheria o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.

Era o fim do regime militar. Porém Tancredo Neves fica doente antes de assumir e acaba falecendo. Assume o vice-presidente José Sarney. Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país. 







x

Nenhum comentário:

Postar um comentário