No dia 12 de maio houve um ataque cibernético que atingiu diversos países do mundo. Os ataques atingiram quase uma centena de países em todo o mundo, afetando o funcionamento de muitas empresas e organizações, como hospitais britânicos, a gigante espanhola Telefônica e a empresa francesa Renault. No Brasil, empresas e órgãos públicos de 14 estados mais o Distrito Federal também foram afetados.
Os ataques usam um vírus de resgate chamado "ransonware", que inutilizam o sistema ou seus dados até que seja paga uma quantia em dinheiro, geralmente em bitcoins, uma criptomoeda virtual não rastreável comercializada em todo o mundo.
O "ransomware" que atacou a Telefônica espanhola deixou os computadores das empresas com uma tela azul. Nessa tela, uma mensagem pedia um pagamento em bitcoins para liberar os arquivos. Especificamente sobre a Telefônica, momentos após o ataque de "ransomware", os funcionários da companhia receberam um alerta para desligarem os computadores e pararem de trabalhar. No caso, a Telefônica foi a empresa mais afetada com 85% dos PCs sequestrados.
A empresa de antivírus Kaspersky explicou que este ataque usou uma brecha do Windows que a Microsoft corrigiu em 14 de março, porém os usuários que não atualizaram os sistemas ficaram sujeitos ao ataque.
fonte:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2017/05/ataque-hacker-atingiu-computadores-em-quase-100-paises-na-sexta.html
https://oglobo.globo.com/economia/ataque-global-de-hackers-afeta-brasil-cerca-de-100-paises-21331796
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/ataque-de-hackers-sem-precedentes-provoca-alerta-no-mundo.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário