sexta-feira, 16 de junho de 2017

O vermelho do trabalhador

O socialismo é um sistema politico e econômico criado no seculo XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo que estavam recém caminhando. A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, com baixos salários, enormes jornadas de trabalho entre outras coisas.  Nesse contexto o socialismo propunha o fim da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
Os percursores dessa corrente foram basicamente os escritores Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico. 
Os escritores mais famosos que foram Karl Marx e Friedrich Engels, esses dois são mais conhecidos pela vertente caracterizada como socialismo cientifico. Marx passou grande parte do seu tempo opondo-se ao socialismo utópico, Marx gastou suas energias criticando verbalmente vários autores de esquerda, cujos escritos praticamente não tiveram nenhuma influência sobre a Europa em geral.
                             
Embora tenha sido criado no século XIX foi somente colocado em prática a partir do século XX, inicialmente na Rússia durante a revolução russa, logo após a Rússia aderir ao socialismo o mesmo  iniciou uma expansão por parte da Europa e depois avançou para a Ásia  e mais para frente alguns países africanos e americanos tal como Cuba.
As principiais diferenças do socialismo a frente do capitalismo são basicamente essas:
-todos os meios de produção pertence a sociedade e são controladas pelo estado, evitando assim o acumulo de bens por poucas pessoas.
-Não existem classes, todos são trabalhadores, têm as mesmas oportunidades e todos são basicamente iguais economicamente falando.
-A economia é planificada, ou seja tudo é controlado pelo estado, desde os estoques de um produto até os salários dos trabalhadores.
O socialismo presente no seculo XX até século atual é taxado como socialismo real pois foi a forma de socialismo que foi colocado em pratica. 
Por outro lado, existe o socialismo ideal é aquele desenvolvido no século XIX, que pregava uma sociedade sem distinção e igualitária, que acabava com o capitalismo. Os pensadores dessa vertente socialista eram em sua maioria anarquistas. 
Após o declínio do socialismo, a partir de 1991 com a queda da União Soviética, o sistema perdeu força no mundo, atualmente poucos países são socialistas, é o caso da China, Vietnã, Coréia do Norte e Cuba. 
O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, Marx nasceu na antiga Prússia atual Alemanha desde jovem se dedicou ao estudo de questões econômica e sociais, passou grande parte da sua vida visando o estudo desses assuntos, foi em 1848 que ele publicou um dos seus mais importante escritos  com o nome de "Manifesto Comunista" usado com base para quase todas as vertentes comunistas existentes atualmente,  em 1867 publicou o primeiro volume de sua mais importante obra " O capital" obra de muita importância para estudo de questões sociais e econômicas atuais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário