sábado, 25 de novembro de 2017

A mãe do primeiro filho, Murilo Mendes- Lucas Abreu


A mãe do primeiro filho


Carmem fica matutando
no seu corpo já passado.


— Até à volta, meu seio
De mil novecentos e doze.
Adeus, minha perna linda
De mil novecentos e quinze.
Quando eu estava no colégio
Meu corpo era bem diferente.
Quando acabei o namoro
Meu corpo era bem diferente.
Quando um dia me casei
Meu corpo era bem diferente.
Nunca mais eu hei de ver
Meus quadris do ano passado…


A tarde já madurou
E Carmem fica pensando.


Análise do poema A mãe do primeiro filho

O poema mostra uma mulher chamada Carmem, que está inconformada com as mudanças que ocorreram no seu corpo após ela dar a luz a seu primeiro filho.
Carmem diz que era uma mulher muito bonita, faz referência aos seios e as pernas que um dia eram lindas, e que seu corpo no colégio era admirável e que hoje em dia estava irreconhecível.
Ela se mostra uma mulher muito frustrada no poema pelo fato de ficar matutando por uma tarde sobre o corpo que um dia ela teve e hoje não tem mais, fato que, torna o poema muito frustrante e repetitivo.

O poema mostra a realidade de muitas mães, que após terem o primeiro filho perdem muitas coisas no corpo que antes eram “bonitos” e após o nascimento da criança se tornam passados como relata o poema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário