sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Análise do poema "Soneto do amigo". (Luciano Borges, Matheus Camilotti, Mikhael Garcia)

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica…

Análise do poema "Soneto do amigo"

A poesia “ Soneto do amigo” de Vinicius de Morais fala sobre a amizade sincera que passou por crises, mas que nunca foi esquecida, pois uma amizade de verdade nunca é abalada, pode sim passar por momentos difíceis, mas nunca acabará. 

Ele expressa que "depois de tanto erro passado, tantas retaliações, tanto perigo eis que ressurge noutro o velho amigo nunca perdido, sempre reencontrado" nesse trecho ele quis mostrar que nunca se perde uma amizade, mesmo havendo uma distância entre os amigos.

No verso seguinte, o eu lírico fala do sentimento bom de poder senta-se novamente ao lado de seu amigo "com os olhos que contem olhar antigo", a sinceridade de um com o outro de poder diálogar novamente depois de tanto tempo, o sentimento de paz que cada um sente em poder recuperar uma verdadeira amizade.

Apesar do amigo ter errado tanto no passado, ele gostou do reencontro, e fala também da alegria de estar ao lado do amigo novamente mesmo ele tendo suas falhas. E ele se sente muito feliz por ter amizade de uma pessoa tão especial.

 Diz também que "O bicho é igual a mim", ele expressa que os dois são iguais e pensam de uma forma parecida, são honestos de formas fazer as coisas sempre certas como diz na frase "simples e humano, sabendo se mover e comover". 

No último trecho ele expressa significado da palavra amigo " Amigo, um ser que não se explica." Na ultima frase ele diz "E o espelho da minha alma multiplica...", onde quis dizer que o amigo é tão parecido que pode se comparar com o "espelho" de sua própria alma que se multiplica. 

4 comentários: