segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Mulher ao espelho

Mulher ao espelho


Hoje que seja esta ou aquela,
pouco me importa.
Quero apenas parecer bela,
pois, seja qual for, estou morta. 
Já fui loura, já fui morena,
já fui Margarida e Beatriz.
Já fui Maria e Madalena.
Só não pude ser como quis. 
Que mal faz, esta cor fingida
do meu cabelo, e do meu rosto,
se tudo é tinta: o mundo, a vida,
o contentamento, o desgosto? 
Por fora, serei como queira
a moda, que me vai matando.
Que me levem pele e caveira
ao nada, não me importa quando. 
Mas quem viu, tão dilacerados,
olhos, braços e sonhos seu
se morreu pelos seus pecados,
falará com Deus. 
Falará, coberta de luzes,
do alto penteado ao rubro artelho.
Porque uns expiram sobre cruzes,
outros, buscando-se no espelho.

Mulher ao espelho 

  O poema: mulher ao espelho "de Cecilia Meireles foi feito na primeira fase do modernismo  e trata  dos temas: a instabilidade da vida e a fragilidade do ser, que pode ser mostrado no trecho" quero apenas parecer Bela/Pois  seja qual for estou morta" que mostra busca incessante do ser humano pela beleza mesmo que custe a vida. A autora  também aponta com delicadeza os temas velhice e morte,  e usa versos rimados e metrificado, que certa forma se afastava  da temática do modernismo.
   A primeira interpretação do poema mostra uma mulher levada pela pelas exigências  do mundo da moda e da mídia mas também  mostra uma mulher oprimida  como na estrofe " Só não pude ser como quis" ,"pois, seja qual for, estou morta? e morreu pelos seus pecados e? Porque uns expiram sobre cruzes,/outros, buscando-se no espelho? Em outras palavras o texto  conta a historia de uma ou varias mulheres q sofreram com a exigência da beleza.
   Uma outra interpretação desse texto é fato de mostrar uma mulher não individualizada que também remete ao movimento feminista da época.
Amanda Roza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário