sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Dialética - Analise (Mikhael, Luciano e Matheus.)

Dialética

É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz

Mas acontece que eu sou triste...
Vinicius de MoraisANÁLISE - Dialética.Podemos observar no título do poema, "Dialética", que significa a dúvida e o eu-lírico percebeu que quando se trata de amor essa dúvida não deveria existir, mas existe.  O poema fala sobre o amor que o eu-lírico sente por alguém, porém está subentendido que esse amor não é o bastante para ele ser feliz. Além disso, "dialética" também pode ser entendido como um dialogo com outra pessoa que talvez ele não tivesse mais interessado.Vejam que o eu-lirico insiste em deixar bem evidente, através da repetição do “É claro”, que tem muitas razões para ser uma pessoa contente, utiliza-se até a figura de linguagem paralelismo para isso.Verifica-se também no poema a presença da antítese, que mostra a dúvida do autor quando diz que apesar de amá-la e ser feliz, é triste.
Este poema faz parte de livro '' Para Viver Um Grande Amor'', é o texto que mais chama atenção sendo possível ver com clareza as contradições e  riquezas de emoções presentes. Em que há certeza e duvida, alegria e tristeza em um poema curto.    Vinícius de Moraes era um boêmio inveterado e ficou conhecido por ser um grande conquistador. Casou-se nove vezes ao longo de sua vida. Observando essas informações podemos relacionar o poema "Dialética" com a sua vida amorosa que por sinal era bem agitada. O poema mostra que o problema não é ela e sim ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário