sexta-feira, 24 de novembro de 2017

A mulher do poema de Jorge de Lima

Mulher proletária


Mulher proletária — única fábrica
que o operário tem, (fabrica filhos)
tu
na tua superprodução de máquina humana
forneces anjos para o Senhor Jesus,
forneces braços para o senhor burguês.


Mulher proletária,
o operário, teu proprietário
há de ver, há de ver:
a tua produção,
a tua superprodução,
ao contrário das máquinas burguesas
salvar o teu proprietário.


A mulher do poema de Jorge de Lima

Neste poema, o autor discorre sobre a vida que muitas mulheres têm vivido. Pode-se entender que elas são “fábricas” para seus maridos. Essa é uma metáfora que o poeta usa para definir mulheres pobres e casadas com homens que trabalham na indústria.
Outro aspecto importante do texto, é que essa mulher “fábrica” é uma “propriedade” de seu marido. Essa mulher seria apenas uma produtora de filhos.
Percebe-se, ainda, que os “filhos” seriam o “lucro” do marido. Essa ideia pode significar que muitas dessas crianças são empregadas (trabalhadoras) desde muito cedo e que o dinheiro que elas ganham pertenceria ao proprietário “pai”.
Isso significa que algumas crianças irão trabalha para os senhores “burgueses”. Outras, contudo, morrerão antes de chagar a vida adulta. O que pode ser percebido na ideia de que elas serão “anjos de jesus”.

E explica que seu “proprietário” precisa da produção de filhos “lucro”, pois para seu pai “proprietário” eles foram produzidos apenas, para lucrarem e deixar seu pai ainda mais rico. Esse tipo de criação, pode causar um trauma em seus filhos, pelo fato de trabalharem desde muito cedo. E com isso, quando criar sua família, querer tratar igual seu pai, em que tratava a família de maneira negativa.

Um comentário:

  1. Merkur 34C Long Handled Safety Razor
    Merkur 34C Long Handled Safety Razor, Slant Guard, Chrome Plated with 1-1/1" handle, Adjustable grip with chromatic shine. Rating: 5 · 메리트 카지노 쿠폰 ‎2 reviews · ‎$44.95 · ‎In stock

    ResponderExcluir