sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Eu Não existo sem você - Grupo (Luciano, Matheus e Mikhael)

Tom Jobim e Vinícius de Moraes - Eu Não existo sem você

Eu sei e você sabe, já que a vida quis assim
Que nada nesse mundo levará você de mim
Eu sei e você sabe que a distância não existe
Que todo grande amor
Só é bem grande se for triste
Por isso, meu amor
Não tenha medo de sofrer
Que todos os caminhos
Me encaminham pra você

Assim como o oceano
Só é belo com luar
Assim como a canção
Só tem razão se se cantar
Assim como uma nuvem
Só acontece se chover
Assim como o poeta
Só é grande se sofrer
Assim como viver
Sem ter amor não é viver
Não há você sem mim
Eu não existo sem você

Marcus Vinícius de Moraes é um poeta lírico cujo tema principal é amor. Ao longo de sua vida, foi músico, ator, poeta e também era conhecido por ser um grande conquistador. Em muitos de seus poemas, usava figuras de linguagem como comparação, metáforas, etc. Tom Jobim é considerado o maior expoente de todos os tempos da MPB (Música popular brasileira) pela revista ROLLING STONE e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova. Ao lado de Vinicius de Moraes, fez uma das mais fecundas parcerias da música brasileira, através da qual produziram inúmeras músicas, sendo uma delas: "Eu não Existo sem Você".
"Eu não existo sem você" é um poema que foi musicado (por Tom Jobim), pertence a obra de Vinicius de Moraes e relata de forma emocionante o sentimento de um eu lírico. O poema mostra o quão grande pode ser o amor de uma pessoa por outra, de forma a não conseguir viver sem isso. Um amor que resiste a distância, que não tem medo de amar e nem de sofrer: "Que todo grande amor, Só é bem grande se for triste".
Como dito no verso: "Que todos os caminhos, me ancaminham pra você", podemos ver que o destino do eu poético está traçado, que não ha caminho algum diferente da amada, apenas ela...
Na segunda estrofe percebe-se o uso de muitas comparações e paralelismos, que ajudam a compor o ritmo do poema musicado. São usados para tentar expressar o amor pela amada, e que sua vida será completa apenas ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário