sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje, 
assim calmo, assim triste, assim magro, 
nem estes olhos tão vazios, 
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 
tão paradas e frias e mortas; 
eu não tinha este coração 
que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança, 
tão simples, tão certa, tão fácil: 
- Em que espelho ficou perdida 
a minha face?
https://www.pensador.com/autor/cecília_Meireles/


  
   Este poema relata fases da vida,  no caso, é um retrato de uma fase de mais maturidade. Essa temática é presente em outros poemas da  autora Cecília Meireles, como o conhecidíssimo poema "Motivo'', que propõe uma ideia da fase alegre da vida. Pois bem, pode ser uma fase juvenil, na qual  a autora se encontra alegre e possivelmente apaixonada. 
    No poema ''Retrato'', o eu lírico olha-se em seu espelho e tenta desvendar quando foi que a sua juventude, seus traços e a sua essência se perderam ou foi deixada ao longo da vida. Algo que pode ser preocupante, já que nessa fase é sentida uma certa insegurança em relação a vida. E quando chegamos a essa fase devemos ter muita calma e compreensão.
    Daqui em diante, falaremos das coisas boas e das ruins que com o passar dos anos o eu lírico sentiu que mudou em sua vida. Ele percebeu que alguns conquistas poderiam ser positivas, quando ele menciona ''Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo''. Assim, a tranquilidade de seu rosto pode ser um ponto positivo, já que uma pessoa calma consegue viver em uma harmonia razoável.
   Não podemos esquecer dos pontos negativos que o poema apresenta, que são a ideia de uma certa ''invalidez'' e um corpo envelhecido que a autora tenta propôr ao leitor. Em algumas partes do poema Cecília fica um pouco quanto assustada com a velocidade que o tempo passou e junto a ele trouxe várias mudanças em seu corpo ''Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas''. Percebe-se que para o eu lírico é algo até meio vergonhoso, pois  para quem teve uma vida com corpo de pele lisa e belas curvas, conviver com verrugas e um olhar triste é algo assustador por si próprio
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário